top of page

Destino: uma estrela no topo

  • Foto do escritor: talilopes.chavenco
    talilopes.chavenco
  • 26 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Já se depararam com aquela pergunta clichê que vira e mexe surge nas conversas: “Você acredita em destino?” ? O que você responde?


Acontece que temos um entendimento errado sobre o destino, no senso comum, destino é um futuro que já está escrito, um futuro que já está travado e seguiremos passo a passo, ou seja, ele elimina o nosso livre arbítrio. Como por exemplo, está no meu destino ficar com tal pessoa, seguir tal profissão, morar em tal lugar e não tem como mudar.


Entendo destino com o mesmo significado de quando se compra uma passagem aérea: “Maringá, destino Curitiba”. Destino é onde vai-se chegar pelo meio avião, não importando o caminho. Destino é o final inevitável pelo meio necessário.


Existe diferença entre destino definido e destino traçado. Nosso destino já está definido, porém não está traçado. Estamos destinados a voltarmos a ser o que éramos antes de nascer, estamos destinados a virarmos novamente pura essência. Não tem como escaparmos ou mudarmos esse destino.


E o único meio que a vida nos proporciona para chegar ao destino é através da evolução como ser humano. Não existe outro meio. A vida vai proporcionar desafios, dificuldades e inquietações que vão nos forçar a evoluir para o destino.

Aproveitando a época de Natal, não acreditamos mais em Papai Noel, não sentimos mais o Espírito Natalino, nem ao menos sabemos o porquê de enfeitarmos uma árvore de Natal. Assim, fica cada vez mais difícil ter a sensibilidade para entender a magia da vida e como ela funciona. Precisamos desenvolver essa sensibilidade de ver a beleza por trás das dificuldades e compreender que existe a influência de um Universo inteligente agindo sobre nós.


Enfeitamos uma árvore para o Natal, mas não percebemos o legado simbólico dessa ação. A conífera representa o ser humano evoluindo para cima, não é uma evolução retilínea e rápida e sim circular contornando um cone. Essa escalada circular mostra que muitas vezes vamos passar por situações semelhantes mas se aprendemos alguma coisa anteriormente, estaremos um ponto acima, mais evoluídos nessa nova reincidência.


As luzes e as bolas coloridas representam as estrelas, planetas e asteroides que nos acompanham e exercem influência sobre nós. E a "cereja do bolo", a Estrela de cinco pontas representa o DESTINO. É o despertar da consciência espiritual do homem (ponta mais elevada) um homem que vive os princípios espirituais atuando na base material, os aspectos físicos do mundo representados pela terra, água, fogo e ar (as outras 4 pontas). Ou seja, um homem que aprendeu a dominar as coisas terrenas como instintos, emoções, desejos e matéria.


Estamos em uma jornada rumo a esse ponto mais alto, rumo a estrela de cinco pontas, tudo o que acontece na nossa vida que nos força a evoluir não faz parte de um caos, não é algo totalmente fora do controle, não é coincidência ou azar. Os acontecimentos são resultados de uma sinergia do universo conosco mesmo, agindo a favor da vida, nos proporcionando o que precisamos viver.


Marco Aurélio já dizia, “nada é dado ao homem que não seja próprio do homem”, ou seja, nada acontece contigo que não seja próprio seu. O que você vive hoje é o que você tem de necessário para ser vivido, para se aprender e evoluir. É o meio inevitável para se chegar ao destino, o que pode ser escolhido é o seu movimento perante os acontecimentos, mantendo a beleza da vida como pano de fundo.


 
 
 

Comments


  • talilopes.chavenco
  • talilopes.chavenco
  • Talilopes
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
Quero receber novidades

Obrigada =)

bottom of page