top of page

Minhas Sutilezas

  • Foto do escritor: talilopes.chavenco
    talilopes.chavenco
  • 4 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Em que consiste autoconhecer-se? Autoconhecimento é essencial para lidarmos com as nossas emoções, para curarmos feridas e projetarmos um futuro que nos deixará satisfeitos. Mas me desafiei a conhecer mais do que o óbvio, mas do que os outros também sabem de mim…se eu fosse um poema quais seriam os meus versos?


Quanto mais tempo em consciência passo, mas consigo enxergar as sutilezas da minha vida, ou seja, os pequenos detalhes. DETALHES! São apenas através deles que, no fim da rotina, tornam nossos dias únicos. Para isso, é necessário não confundir consciência com foco. Foco é o direcionamento da atenção, podemos focar por instinto (um barulho), por vontade própria ou obrigação.


Consciência é muito mais do que atenção ou foco. Consciência não é só estar presente, estar consciente é estar presente sabendo quem você é, com todas as suas experiências e sabedoria, sabendo onde você quer chegar com todos os seus valores e sonhos. Não é estar no momento e sim EXISTIR no momento.


Nada melhor do que estar consciente para conhecer os seus detalhes, os seus gostos, suas crenças…suas sutilezas. As minhas me emocionam e cada vez que as enxergo mais, consigo perceber o quanto ÚNICA eu sou.


Acordo, sinto a energia do universo entrando pelos meus pés, enquanto torço para que o meu marido ainda esteja na cama para ele ser a primeira visão do meu dia. Dia ensolarado ou dia chuvoso…adoro! Ensinei meus filhos a acordarem de bom humor, não tem coisa melhor.


Por onde passo gosto de deixar o ambiente organizado. É a minha forma de FAZER A DIFERENÇA. Tudo no seu lugar, como deve ser.


Sou uma pessoa neutra em primeiras impressões, que conversa olhando no olho, que acredita no melhor das pessoas… é a minha forma de dizer “eu me IMPORTO”.


Adoro ser espontânea e divertir as pessoas com as minhas “maluquices”. Mas não consigo ser assim sempre ou com todos.


Acredito que bochechas de bebês são para ser esmagadas, que o “eu te amo” não tem limites de repetição, que louças bonitas são para serem usadas, que não existe comida ruim, que as pessoas passam por você por algum motivo e que grama é para ser pisada com os pés…descalços.


Sinto muito por não ter conseguido manter algumas amizades. Sinto muito pelas vezes que não soube pedir perdão.


Às vezes me sinto impotente em saber que tenho que ensinar para meus filhos coisas que ainda não aprendi.


Tenho contradições. Gosto do silêncio mas quero ser baterista, sou engenheira mas quero trabalhar com esportes, amo animais mas não sou vegetariana…. Tantos pontos para EQUILIBRAR.


Gosto de enxergar MAGIA no mundo. Estrelas cadentes realizam desejos, fadinhas aladas soltam o pó do sono para crianças adormecerem, o ar é cheio de pontos brilhantes que poucos veem e lágrimas de gratidão são curadoras (de alma).


Me sinto cheia de sonhos…mas também me sinto cheia de conquistas. E por essas e outras tantas sutilezas que eu tenho, mas que cada um tem as suas, é que eu acredito que a vida se faz mais DENTRO do que fora e fica mais leve quando reconhecemos os nossos detalhes. O autoconhecimento é a chave para viver de forma generosa e conviver de forma respeitosa.


 
 
 

Comments


  • talilopes.chavenco
  • talilopes.chavenco
  • Talilopes
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
Quero receber novidades

Obrigada =)

bottom of page