top of page

Sabedoria de um Recém-Nascido

  • Foto do escritor: talilopes.chavenco
    talilopes.chavenco
  • 2 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura

“O sábio é como um bebê que ainda não aprendeu a sorrir”. Me coloquei a pensar sobre essa frase que está no livro Tao Te Ching, aproveitando que estou com uma recém-nascida em casa. O que Lao Tsé quis dizer com isso?

ree

Tao Te Ching escrito por Lao Tsé é livro base do Taoísmo que explica sobre o Universo e a conduta humana. Explana sobre o que a Natureza espera do ser humano, que resumidamente, é a MANUTENÇÃO DE VALORES, o DESENVOLVIMENTO DE VIRTUDES e a OBTENÇÃO DE SABEDORIA. Por isso, fala muito sobre o comportamento de um sábio que é o resultado da caminhada por esses três pilares em busca da evolução humana.


Quando coloca que “o sábio é como um bebê que ainda não aprendeu a sorrir”, está apontando que uma pessoa sábia tem características em comum com um bebê recém-nascido. O que um bebê que a pouco nasceu faz? O que podemos aprender com eles?


Comecei por observar as características da minha recém-nascida, Aurora, e ver qual a sabedoria existente ali.


Quando o sol toca o seu rosto, ela fecha os olhos calmamente e ergue o queixo lentamente para cima em uma inspiração…ela simplesmente não quer mais nada além de sentir o sol com a pele e a respiração.

Um sábio sente o momento, pois sabe que ele é o único que existe. Sabe o valor dos seus sentidos, pois através deles pode chegar a um estado de consciência maior.


Quando conversamos com ela, ela fica paradinha olhando profundamente nos seus olhos… ela sente a presença e escuta com os olhos.

Um sábio se comunica através do silêncio, não desperdiça palavras, não tem exageros, pois sabe que não adianta ensinar quem não está pronto ou interessado a aprender e também sabe que o ensinamento mais efetivo é o exemplo. Um sábio deposita a sua atenção inteiramente no que está fazendo, pois sabe que o foco é uma ferramenta da consciência.


Quando o sono pega, vai suavemente caindo dentro dele, caindo, caindo…se entrega totalmente para o subir e o descer da respiração profunda.

A respiração é o ritmo do sábio. Como domina a sua respiração consegue fazer dela uma aliada para a manutenção do equilíbrio.


A Aurora olha para você, olha para as coisas, presta atenção, porém não sorri, não faz expressão. Ou seja, ainda NÃO EXISTEM JULGAMENTOS, não existe o bom e o ruim, o engraçado e o triste, existe apenas o observar.

Uma pessoa sábia observa sem julgamentos, pois sabe que cada um tem a sua história e um motivo para agir ou pensar daquela maneira. Não existe o bom e o ruim, existe apenas o necessário. E a reflexão sobre os acontecimentos deve direcionar para a sabedoria.


O bebê que a pouco nasceu, não tem consciência do seu corpo e dos seus pensamentos. Ele apenas coexiste com o Universo, por não saber distinguir, são a mesma coisa.

Um sábio perceber-se como uma unidade com o Universo, pois entende de onde veio e sabe que o retorno é o seu destino.


Entendo que conhecimento não é sabedoria, sabedoria é conseguir ler o que está ao seu redor e absorver leis aplicáveis na sua vida, isso é libertador! Por isso, sabedoria pode ser adquirida através da natureza, das experiências ou até mesmo de um recém-nascido.


Votos de uma mãe para seu filho:


Que você não deixe de viver suas luzes e sombras, mas que elas não sejam tão polarizadas, que flua de uma para outra de forma serena...encontrando no centro delas quem você é.

Que você saiba entender as dificuldades olhando para elas como um agente da vida para seu crescimento e saiba lidar com as euforias como algo importante, porém passageiro... sendo feliz em ambas.

E que na sua maturidade, como o resultado da sabedoria adquirida com o balançar do pêndulo, você volte a ver o mundo com o seu olhar de recém-nascido.


Comentários


  • talilopes.chavenco
  • talilopes.chavenco
  • Talilopes
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
Quero receber novidades

Obrigada =)

bottom of page